O passado dia 12 de fevereiro foi marcado pela realização de diversas atividades referentes à comemoração do dia da Ciência – dia de Darwin e da mulher cientista, constantes do nosso Plano Anual. Contamos, por isso, com a presença de um fotógrafo que, com o seu saber teórico e prático, ensinou várias curiosidades acerca da luz e dos seus fenómenos.

Os alunos conseguiram ver e ter o arco-íris nas mãos; descobriram que a luz branca é, afinal, de todas as cores. Graças a um disco de Newton e à sobreposição do vermelho, verde e azul, conseguiram perceber o fenómeno de adição, cujo resultado final foi o aparecimento do branco (quando misturadas as três) e/ou das restantes cores visíveis (caso se sobreponham apenas duas). Foi-lhes explicado que é desta forma que as cores são geradas numa televisão. Houve ainda a oportunidade de brincar com luzes de diferentes cores e com as sombras produzidas por cada uma delas.

A criação de um lumen print foi outra das atividades. Para isto, foi pedido aos alunos que procurassem, na nossa quinta, folhas, flores, ervas e penas. O passo seguinte, numa sala escura, consistiu na colocação desses materiais recolhidos em cima de papel de fotografia. Depois, com muito cuidado, os alunos levaram os seus trabalhos para o exterior, expondo-os à luz solar durante algum tempo. De imediato, o papel começou a reagir e a mudar de cor. Ao fim de umas horas de sol, de passagem pelo líquido fixador e água, o resultado foi surpreendente. Eram visíveis as marcas do que outrora tinha sido recolhido, escolhido e colocado no papel fotográfico.

No final, cada turma levou para a respetiva sala uma recordação do momento vivido: uma fotografia à la minute do grupo.