A Edifacoop fez-se representar no 3º LTT do projeto “Be a Master – Think Creatively!”, que teve lugar em Newport – País de Gales, entre os dias 3 e 9 de fevereiro de 2019.

O tema deste encontro foi o Storytelling, ou seja, o contar histórias. Tal como é habitual nos projetos Erasmus +, cada um dos países parceiros teve de preparar e desenvolver atividades para serem apresentadas aos restantes participantes. Desta vez, basearam-se nas atividades sociais trabalhadas na mobilidade da Islândia. Estas visam o desenvolvimento das crianças, da sua capacidade de comunicação, tanto entre elas, como com adultos, e ainda os valores, como a entreajuda. Crianças do ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo puderam, desta forma, crescer e aprender de uma forma mais lúdica.

Neste encontro em específico, o país anfitrião recebeu a nossa equipa de braços abertos e mostrou o trabalho que desenvolvem dia após dia com as crianças, que na sua maioria, apresentam problemas de comunicação e/ou de aprendizagem. Trata-se de uma escola inclusiva, com meninos de diferentes proveniências, com entradas e saídas constantes.

 Com as visitas às diversas salas, percebeu-se que, apesar de todos os professores seguirem uma linha de conduta semelhante e usarem o mesmo tipo de materiais, as estratégias são ligeiramente diferentes, adaptando cada uma delas aos seus alunos. Foi visível um grande uso das novas tecnologias e de ferramentas diversificadas que, muitas vezes, são utilizadas como forma de cativar os alunos.

Houve troca de experiências, workshops, momentos mais ou menos formais e visitas culturais. Estes contribuíram, com toda a certeza, para uma maior união do grupo e crescimento pessoal e profissional de todos os participantes.

O próximo encontro será em Espanha e o tema a ser trabalhado, até lá, na nossa escola, é o Storytelling, tendo sempre por base o do projeto: Legos e Tecnologia (diferentes aplicações e ferramentas).

Categorias: Erasmus +