Edifacoop

previous arrow
next arrow
Slider

A Edifacoop é uma instituição cooperativa de ensino e solidariedade social implantada num meio rural que contrasta com uma zona industrial e, recentemente, comercial, sendo hoje também, um ponto de localização de entradas e saídas de duas importantes autoestradas que ligam o norte ao sul e o interior ao litoral, a poucos quilómetros da cidade de Braga, denominado Sequeira.

Ao longo da sua existência tem evoluído continuamente: ampliação dos espaços físicos (interiores e exteriores); melhoria dos serviços prestados a todos os níveis, possibilitadores do desenvolvimento de atividades diversificadas e implementação de projetos diversos, por possuir um Parque Botânico e Zoológico com espécies vegetais e animais autótones.

Conta com cerca de 40 colaboradores e de 300 utentes que desenvolvem um Projeto Educativo e Projeto Curricular que assentam na Educação para a Cidadania (Educação para os valores), privilegiando a formação integral de todos os que dão corpo a esta instituição. O seu Plano de Atividades, aprovado no início de cada ano letivo, compreende um número significativo de atividades que, articuladas com o Projeto Educativo e o Projeto Curricular, incutem toda uma dinâmica de trabalho em espírito colaborativo; um forte empenho na execução e realização das mesmas, uma dedicação extrema, contribuindo para o enriquecimento de todos os intervenientes e para a sua projeção no meio, com particular incidência nas famílias.

É uma instituição procurada por todas as camadas sociais e por pessoas oriundas não só das freguesias circundantes rurais como também das citadinas, que idealizam um espaço mais completo para a educação/formação dos seus educandos. O acolhimento, o acompanhamento, o trabalho empenhado e coerente de todos os colaboradores atrai um cada vez maior número de utentes à Instituição que privilegia o rigor, o trabalho, a tolerância, a simpatia e o sorriso.

A Edifacoop é pois uma instituição que visa, como já referido, a formação integral de todos quantos constituem esta comunidade educativa, principalmente os seus alunos. Aqui, recebem um ensino e formação com a abertura de horizontes capazes de lhes proporcionar conhecimentos/saberes teórico-práticos que tornam as aprendizagens mais significativas, sólidas e abrangentes. Assim, se preparam para enfrentarem desafios futuros que os tornarão cidadãos próativos e eficientes num mundo cada vez mais globalizante e competitivo.