A primeira semana do programa de interrupção de Natal terminou, sexta feira, dia 21. Contou com diversas atividades, visitas à quinta pedagógica, atividades desportivas, jogos tradicionais, construção de um presépio…

Nesta semana, recebemos a visita da Dra. Patinhas, a cadela Francisca, que nos mostrou como nos devemos comportar junto destes animais, bem como a linguagem corporal dos mesmos e os cuidados a ter para o seu bem-estar.

Realizamos três atividades relacionadas com código e programação. A primeira teve como base a música, nomeadamente os Boomwhackers, com os quais tocamos a canção de natal “Jingle Bells”, que estava codificada por cores. A segunda atividade consistiu na elaboração de um ornamento de natal com uma mensagem natalícia “escondida” por um código de cores. Por último, programamos o nosso robot, a “Edi-bot”, para ir ao encontro dos costumes de natal.

Houve, também, um momento de sensibilização para os valores mais importantes desta quadra festiva, e de todo o ano. O grupo de voluntariado “Porta Nova”, do Núcleo de Estudantes da Escola de Medicina da Universidade do Minho, realizou uma sessão junto das crianças, na qual trabalharam a entreajuda, a solidariedade, o companheirismo e o altruísmo.