Terminado o primeiro mês do ano, é altura de fazer uma pequena reflexão sobre as atividades sociais desenvolvidas pelas crianças das diversas turmas, contextualizadas no projeto “Be a Master! Think creatively!”.

Nas respetivas salas, foram pensadas e elaboradas atividades que tiveram como objetivo a comunicação verbal, cooperação e ajuda entre pares, o saber ouvir e interpretar e o solucionar problemas.

Assim, usaram-se técnicas e brinquedos conhecidos dos mais novos (Lego), mas também se abriram portas para novos mundos (QR Code).

Uma das atividades permitiu desenvolver tema usualmente falado na Educação Pré-Escolar – as emoções. Com o recurso a diferentes emojis, as crianças tiveram de identificar e repetir as expressões representadas. Os resultados foram surpreendentes.

Outra, consistiu na procura e leitura de um QR Code associado a um som que lhe era familiar (navio, porta a bater, avião, carro…).  Posteriormente, tiveram de construir, em Lego, o objeto que produz esse ruído.

Uma nova atividade iniciou-se com o contar de uma história sem final definido. Este iria depender da solução ponderada e encontrada pelas crianças. No caso, o acordado foi a construção de uma ponte em Lego.

Para um grupo de alunos mais velhos, preparou-se uma experiência costas com costas que, apesar de não parecer, permite o desenvolvimento da comunicação. Nesta, um dos alunos construiu em Legos um objeto à sua escolha. Terminado, teve de dar instruções para que o colega conseguisse replicar.

Por último, uma atividade mais complexa desafiou os alunos a construírem em Lego um colega seu, escolhido ao acaso, representando algumas das suas características mais notórias. No final, um a um fez uma descrição dessa pessoa para que os restantes pudessem adivinhar. 

Todas estas atividade tiveram uma excelente aceitação por parte das crianças. Mostraram-se sempre muito divertidas, a desfrutar e a aprender!