No passado dia 16 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Para registá-lo, além dos trabalhos realizados em sala pelas diversas turmas de Creche, Educação Pré-Escolar e 1º CEB, foi ainda agendada uma palestra a cargo da nutricionista, na qual participaram os alunos mais velhos.

O foco desta foi uma “Alimentação saudável e segura”, onde houve uma primeira abordagem teórica baseada nos grupos presentes na atual roda dos alimentos. Foi explicada a importância de cada um deles na saúde e bem estar de todos nós e as prioridades na sua escolha, para obtermos refeições completas em diversidade e qualidade nutricional.

Seguiu-se uma parte de participação ativa dos alunos onde, em conjunto, criaram uma ementa semanal com base nos seus pratos favoritos. Foi uma ideia deixada pela palestrante para facilitar a tarefa de preparação de refeições para a família e, desta forma, também possibilitar a poupança no supermercado e evitar desperdícios.

Foi um momento muito rico em aprendizagens e que, certamente, permitiu aos alunos adquirirem dicas e lições para ajudar na gestão familiar, financeira e contribuir também para uma maior sustentabilidade ambiental.