Growing up with Values from Storytelling
Projeto nº2019-1-PT01-KA229-060666
Tem-se assistido a mudanças profundas na sociedade. O modelo de família, em muitos casos, não é aquele a que estávamos habituados e as suas responsabilidades são hoje partilhadas com outros agentes sociais, como a escola.
As crianças de hoje crescem num mundo diferente, voltado para as tecnologias e atividades extracurriculares, deixando pouco tempo para o que lhes era essencial: o brincar. As crianças e as famílias não têm tempo para estarem juntas e partilharem o crescimento. Há quem defenda que as crianças de hoje são as que têm mais necessidades afetivas, “mestres em tecnologias, mas aprendizes na socialização”. Assim se explicam os problemas de desenvolvimento social e escolar.
A educação de valores, outrora da responsabilidade dos pais, hoje está também a cargo da escola. O projeto tem como objetivo trabalhar valores como: partilha, solidariedade, paz, respeito, liberdade, amizade, família, cidadania, entre outros. Também a utilização de palavras significativas como: por favor, com licença, obrigado, bom dia, desculpa… contribuem para a alteração deste quadro social dentro e fora das escolas. Isso só é possível através de trabalhos constantes, persistentes, desde a mais tenra idade.
É importante explicar às crianças que estes valores não estão “fora de moda”. O que se quer são crianças sadias e bem-educadas, fundamentais para a construção de uma sociedade bem estruturada.
A mudança de paradigma passa por abrir a aprendizagem, proporcionar novas experiências, promover, a par do raciocínio lógico, domínio das línguas materna e estrangeiras e tecnologias digitais, a exploração das artes, desporto, saúde, e contacto com a natureza. Assim, os horizontes da criança ficam mais amplos e motiva-os para atitudes mais condizentes com a cidadania responsável e consciente. Trabalhar os valores na escola é uma grande necessidade, contando naturalmente com o contributo das famílias para uma maior eficácia desta ação. As crianças terão a oportunidade de crescer em harmonia e não serão privadas da interação com os seus pares.
A utilização de histórias como estratégia pedagógica irá permitir o desenvolvimento das aprendizagens necessárias para a criança, partindo da imaginação, fazendo com que esta estabeleça um paralelismo entre a ficção e os conceitos reais. Passo a passo, as crianças vão desenvolvendo o seu sentido moral.
As atividades a desenvolver terão, como ponto de partida, histórias que remetem para valores universais. Em cada mês, trabalhar-se-á uma história associada a um valor, e consequentemente uma temática. A história, os valores, a temática, estarão interligados com as estações do ano ou festividades comuns aos países parceiros. Este será o mote para a planificação do trabalho.
Para tornar este projeto mais forte, coerente, eficaz, com aprendizagens significativas e duradouras, prevê-se o envolvimento da comunidade educativa, destacando o papel fundamental das famílias, direcionando para elas também algumas das atividades.
Os objetivos do projeto são:
- Sensibilizar as crianças para o auto-conhecimento, de forma que sejam capazes de reconhecer os seus próprios sentimentos, emoções, desejos;
- Proporcionar às crianças o conhecimento do outro, respeitando-o;
- Ajudar as crianças a darem valor ao que elas têm;
- Oferecer elementos para pensar sobre as questões do “ter” na sociedade contemporânea (consumismo);
- Trabalhar questões como perda, frustração, mudanças e situações de conflito;
- Fortalecer a auto-estima das crianças;
- Trabalhar questões como discriminação, preconceito, exclusão, etc;
- Problematizar com as situações dilema como lealdade, amizade, confiança e honestidade.