Relacionado ainda com as celebrações do Dia Mundial do Animal, a Edifacoop organizou, para o dia de hoje, duas palestras onde foram apresentados três exemplares de cães que têm como missão ajudar no resgate, na proteção de pessoas e em terapias. Um deles tinha também alguns troféus, trazidos e expostos, relacionados com concursos de beleza e atitude.
As cadelas, no caso, foram acompanhadas pelas suas donas e treinadoras, que explicaram como o seu trabalho é desenvolvido. Ambas frisaram a importância das cinco liberdades do bem-estar animal: 1- Livre de fome e sede; 2 – Livre de desconforto; 3 – Livre de dor, ferimentos e doença; 4- Livre para exprimir o seu comportamento normal; 5 – Livre de medo e angústia.
Referiram ainda que, para além do treino prévio e diário, é necessário realizar também os cuidados de higiene e saúde, essenciais para o seu equilíbrio. Um cão equilibrado será necessariamente mais obediente, seguro e menos suscetível a um ambiente externo confuso e tumultuoso. Desta forma, serão menos reativos e agressivos.
Foi um momento de grande aprendizagem e conhecimento. Cimentou o respeito a ter pelo trabalho desenvolvido por terapeutas, tratadores e amantes. E valorizou habilidades e aptidões destes nossos amigos de quatro patas.