No âmbito do projeto Erasmus+ “Growing up with values from storytelling”, coordenado pela Edifacoop, decorreu em Braga o 1º LTT (Atividades de Aprendizagem, Ensino e Formação) entre os dias 11 e 16 de novembro. Este evento contou com a participação de 9 professores e 16 alunos das escolas parceiras da Bulgária, Grécia, Roménia e Turquia.

Durante toda a semana, a programação foi rica e diversificada tendo como base o tema do projeto, trabalhar valores universais através da literatura infantil. Assim, as crianças participaram em jogos sobre valores, assistiram a uma dramatização da história “A Ovelhinha Preta” sobre a importância da diferença, tiveram um workshop sobre interajuda orientado por um grupo de voluntariado e desvendaram valores associados aos locais históricos do centro de Braga. Na visita ao Porto, as histórias foram o centro da atenção, durante a oficina de encadernação manual no Museu Nacional da Impressa e deslocação ao “World of Discoveries” onde conheceram a aventura dos descobrimentos portugueses.

O contacto com famílias de alunos da Edifacoop, no final do dia ou pernoita, permitiu-lhes uma maior perceção da cultura, gastronomia e valores familiares portugueses. Esta vivência foi acentuada com as visitas culturais ao centro histórico de Braga, Bom Jesus do Monte, Santuário do Sameiro, centro do Porto e jantar tradicional na Edifacoop, organizado pelos colaboradores.

Este encontro foi também importante para discutir e alinhavar objetivos, atividades e mobilidades futuras do projeto. De forma a envolver os elementos das escolas parceiras que não se deslocaram a Portugal, foi realizada uma videoconferência conjunta na plataforma eTwinning na qual todos os países apresentaram uma canção ou dança tradicional. No último dia, a Edifacoop entregou à escola da Bulgária, responsável pelo próximo LTT, um tecido de linho bordado, típico do Minho, com o nome do projeto; assim, pretende-se que cada país, na sua vez, apresente a sua peça, de forma a obter-se no final uma manta (de cinco) retalhos.

O 1º LTT foi produtivo e permitiu estreitar relações com os participantes. Alunos e professores beneficiaram das atividades realizadas e enriqueceram-se reciprocamente. Assim foram lançadas pedras que cimentarão os passos a percorrer conjuntamente nos próximos dois anos.